segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Formações Herbáceas: Cerrado


A vegetação do cerrado está associada ao clima tropical típico e caracteriza-se pela associação de formações vegetais diferentes: pequenas árvores retorcidas e arbustos em seu estrato superior misturam-se a vegetação rala e rasteira composta de gramíneas em seu estrato inferior. Apresenta diversos aspectos, conforme a definição de cada um:
Campo limpo: extensão de terras sem mata, recoberto por plantas herbáceas, principalmente gramíneas, podendo ter árvores esparsas (cerrado). Ocorre em terrenos planos, em vales e colinas.
Campo sujo: formada por arbustos e subarbustos espaçados entre si, com fisionomia herbácea e arbustiva;
Campo cerrado: formada em sua maioria por gramíneas, pequenas árvores e arbustos bastante esparsos entre si, as árvores geralmente ficam isoladas;
Cerrado: caracterizada pela presença de árvores baixas, inclinadas e tortuosas, com ramificações irregulares e retorcidas, geralmente com evidências de queimadas, e presença de grande quantidade de gramíneas no sub-bosque;
Cerradão: formação florestal do cerrado, com árvores podendo alcançar até 15 metros de altura. Nos cerradões agregam-se as linhas de matas e matas de galeria. É um tipo mais denso de vegetação.

3 comentários:

Anônimo disse...

oi eu adorei seu trabalho e o site tbm gostei muito
xau xau

Anônimo disse...

pocha eu querIA SOBRE MANGUES E PANTANAL

Anônimo disse...

formacao herbacea? :(