segunda-feira, 8 de outubro de 2007

As rochas e seus tipos


As rochas são agregados naturais de minerais, podendo ser constiuídas por um ou mais minerais.Existem três tipos diferentes de rochas: Ígneas, Sedimentares e Metamórficas.
Ígneas (ou magmáticas):
São as rochas formadas a partir do resfriamento do magma. Podem ser de dois tipos:
Vulcânicas (ou extrusivas) - são formadas por meio de erupções vulcânicas, através de um rápido processo de resfriamento na superfície. Alguns exemplos dessas rochas são o basalto e a pedra-pomes, cujo resfriamento dá-se na água.
Plutônicas (ou intrusivas) - são formadas dentro da crosta por meio de um processo lento de resfriamento. Alguns exemplos são o granito e o diabásio.
Sedimentares :
As rochas sedimentares são as rochas formadas através do acúmulo de detritos, que podem ser orgânicos ou gerados por outras rochas. Classificam-se em:
Detríticas - são as rochas formadas a partir de fragmentos de outras rochas. Alguns exemplos são o arenito, o argilito, o varvito e o folhelho.
Químicas - são formadas a partir de transformações de certos materiais em contacto com a água ou outro tipo de substância. Alguns exemplos são o sal gema, as estalactites e as estalagmites.
Orgânicas - são rochas formadas por meio da acumulação e soterramento de matéria orgânica. Alguns exemplos são o calcário, formado através dos resíduos de conchas e corais, e o carvão mineral, formado a partir dos resíduos de vegetais.

Metamórficas :
São as rochas formadas através da deformação de outras rochas, magmáticas ou sedimentares, devido a alterações de condições ambientais, como a temperatura e a pressão. Alguns exemplos são o gnaisse, formado a partir do granito; a ardósia, formada a partir do xisto; o mármore, formado a partir do calcário, e o quartzito, formado a partir do arenito.

18 comentários:

Anônimo disse...

ótimo!! Apesar de estar resumido, está muito bem explicado... contendo apenas o necessário!

Anônimo disse...

Ótimo mesmo. Boa explicação.

Anônimo disse...

digo o mesmo q os karas ta perfeito

Unknown disse...

gostei muito so que acho que deveria aumentar algo como :Como é formada a litosfera brasileira e por quais rochas? preciso disto para amanha queria a resposta mande a resposta para meu orkut:nayrah-gatinha@hotmail.com estou esperando TA Fabio.....

Anônimo disse...

alguem transa comigo?

Anônimo disse...

alguem transa comigo?

Anônimo disse...

eu transo com vc

Anônimo disse...

sou muito gostosa e amaria transar com vc beijosss gatinho

Anônimo disse...

quero transar buceta

Anônimo disse...

ai ta meu telefone 98055611 sou gata e dou meu cu pra quem quiser e e quero transar muito todo dia vou olhar quero que responda vil

Anônimo disse...

alguem responde essa porra quero transar

Anônimo disse...

eu comu...ta na seca msm eh... calma gatinha!

uyiu disse...

essa mulher ta doida

Anônimo disse...

alguen tranza comigo

Anônimo disse...

uu

Anônimo disse...

nossa

Anônimo disse...

nuss.. isso é um site para pesquisas e nao d prostituiçao meu... mais respeito pelos outros né

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk que viagem do caralho viu esses comentários