sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Planalto Brasileiro




Planalto Brasileiro: É um vasto planalto que se estende por toda a porção central do Brasil, prolongando-se até o nordeste, leste, sudeste e sul do território. É constituído principalmente por terrenos cristalinos, muito desgastados, mas abriga bolsões sedimentares significativos. Por ser tão extenso, é dividido em planalto Central, planalto Meridional, planalto Nordestino, serras e planaltos do Leste e Sudeste, planaltos do Maranhão-Piauí e planalto Uruguaio-Rio Grandense .


O planalto Central, na porção central do país, caracteriza-se pela presença de terrenos cristalinos (do pré-Cambriano) que alternam com terrenos sedimentares do Paleozóico e do Mesozóico.


O planalto Meridional, situado nas terras banhadas pelos rios Paraná e Uruguai, na região sul, estende-se parcialmente, pelas regiões Sudeste e Centro- Oeste. É dominado por terrenos sedimentares recobertos parcialmente por lavas vulcânicas (basalto).


O planalto Nordestino, é uma região de altitudes modestas (de 200m a 600m ) em que se alternam serras cristalinas, como as do Borborema e de Baturité, com extensas chapadas sedimentares, como as do Araripe, do Ibiapaba, do Apodi e outras.


As serras e os planaltos do Leste e do Sudeste, estão localizados próximos ao litoral, formando o maior conjunto de terras altas do país, que se estende do Nordeste até Santa Catarina. Os terrenos são muito antigos, datando do período Pré-Cambriano, e integram as terras do escudo Atlântico.


O planalto do Maranhão-Piauí (ou do Meio-Norte) situa-se na parte sul e sudeste da bacia sedimentar do Meio-Norte.


O planalto Uruguaio-Sul-Rio-grandense – aparecem no extremo sul do Rio Grande do Sul e é constituído por terrenos cristalinos com altitudes de 200 a 400 metros.

Nenhum comentário: